O Fluminense é o sétimo colocado do Brasileirão e tem chances reduzidas de classificação à Libertadores. Para tornar a tarefa menos complicada, o ideal é que o Cruzeiro se sagre campeão da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o rival Atlético-MG, no Mineirão.
Isso porque caso a Raposa vença a segunda competição mais importante do país, o G5 seria garantido, o que, necessariamente, não aconteceria se o título for conquistado pelo Galo.
Com o Cruzeiro campeão, o Flu precisaria vencer Corinthians e o próprio time mineiro nas últimas rodadas e ainda torcer para que o Atlético-MG não faça mais do que três pontos e Grêmio somar, no máximo, quatro. Desta forma, a equipe de Cristóvão Borges terminaria o Brasileiro em quinto, disputando portanto, a primeira fase da Libertadores, mais conhecida como pré-Libertadores.
O título do Galo, que venceu o rival por 2 a 0 na primeira partida da decisão, não daria esta certeza ao Flu. Obtendo a vaga, o Atlético, hoje quinto colocado, teria de ficar entre os quatro primeiros. O time carioca, então, necessitaria torcer para que o Grêmio não ganhe um dos seus jogos e Internacional perca os dois.