Mundial de 1952

Taça de campeão da Copa Rio 1952

Taça de campeão da Copa Rio 1952

Em meados do ano de 1952, o Fluminense conquistava o mundo. Naquela ocasião, o clube disputou a segunda edição da Copa Rio e se sagrou campeão invicto ao derrotar o Corinthians na final. A importância daquele tipo se devia pelo fato de a competição ter sido a precurssora do Campeonato Mundial de Clubes. Vale lembrar que a Copa Rio foi patrocinada e organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e pela prefeitura do Rio.

Os principais clubes do planeta participaram da Copa Rio. Além do Fluminense e Corinthians, Peñarol, do Uruguai, Grasshopper, da Suíça, Sporting, de Portugal, FC Saarbrücken, da Alemanha, Libertad, do Paraguai e Austria Viena, da Áustria também disputaram o torneio, que teve início em 13 de julho com término em 2 de agosto.

Esses times foram divididos em dois grupos. No grupo do Rio de Janeiro, Fluminense, Peñarol, Grasshopper e Sporting. Na chave paulista, Corinthians, FC Saarbrücken, Libertad e Áustria Viena.

O Tricolor estreou com um empate em 0 a 0 com o Sporting, diante de mais de 63 mil pessoas no Maracanã. No jogo seguinte, derrotou o Grasshopper por 1 a 0 e o Peñarol por 3 a 0.

Pelo regulamento, os dois primeiros se classificariam à próxima fase e o Flu, líder do grupo, encarou o Áustria Viena em dois jogos. Na primeira partida, vitória carioca por 1 a 0 e no segundo, goleada por 5 a 2.

Fluminense: Campeão Mundial de 1952

Fluminense: Campeão Mundial de 1952

O Corinthians eliminou o Peñarol nas semifinais e fez a finalíssima com o Fluminense. Os dois jogos foram realizados no Rio de Janeiro. Na primeira partida, vitória tricolor por 2 a 0. Com o resultado, o Flu poderia até empatar para levantar o caneco. E foi o que aconteceu. O time das Laranjeiras abriu o placar com o “folha seca” Didi, aos dez minutos do primeiro tempo, inaugurou o placar. No segundo tempo, Jackson, para o Corinthins empatou aos 11. Mas oito minutos depois, Marinho deixou o Fluzão novamente na frente do marcador. Mas Souzinha, no minuto final empatou para o Corinthians.

Mas de nada adiantou. Quase 66 mil torcedores viram o Fluminense Football Club se sagrar campeão da Copa Rio de 1952, o primeiro clube carioca campeão mundial!

Fonte: Revista Lance! série Grandes Clubes. Texto: NETFLU