Fluminense começou a entrar no mercado literário com "crowdfunding" (Foto: Flickr - Fluminense)
Fluminense começou a entrar no mercado literário com “crowdfunding” após recusas de editoras (Foto: Flickr – Fluminense)

O que começou com um crowdfunding, uma espécie de “vaquinha virtual”, virou algo muito lucrativo para o Fluminense. Trata-se dos lançamentos de livros sobre o clube. O Tricolor, desde setembro de 2012, já arrecadou cerca de R$ 350 mil com as vendas de publicações.

Á ideia de conseguir contribuições veio quando o Fluminense ouviu respostas negativas de editoras, que, apesar de considerar boa a ideia do livro “Fluminense, 110 jogos inesquecíveis – Guerreiros desde 1902”, não acreditavam que o sucesso pudesse ser lucrativo. O clube conseguiu superar a meta inicialmente estabelecida de R$ 110 mil e arrecadou pouco mais de R$ 200 mil com a “vaquinha”.

 
 
 

– As editoras gostaram, mas acharam que não daria lucro. Resolvermos fazer o crowdfunding, com recompensas como o livro e ingressos para a festa do lançamento. Em oito dias atingimos a meta e depois dobramos. Com isso aumentamos a tiragem do livro, além de melhorar a distribuição e a própria festa de lançamento – explicou um dos responsáveis pelo projeto Dhaniel Cohen.

Em cinco meses, o livro vendeu os 4 mil exemplares. Depois, a editora Sextante (uma das maiores do país) procurou o clube para produzir a obra sobre a conquista do Brasileiro de 2012. Mesmo com uma tiragem maior, a expectativa é que tal publicação se esgote até o fim deste ano.


Sem comentários