Em mais um fim de semana sem jogo do Fluminense, que fecha a 31ª rodada só nesta segunda-feira, o torcedor tricolor passou o domingo de olho nos jogos envolvendo o Botafogo, o Atlético-PR, o Corinthians e o Grêmio, já que as vagas à Libertadores de Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos parecem sacramentadas.
A secada não deu certo, porque, à exceção do time do técnico Renato Gaúcho, que empatou com o Santos na Vila, todos venceram.
A rodada ruim obriga o tricolor a vencer o São Paulo, às 20h, em Edson Passos, para terminar a rodada na mesma posição que a iniciou – sexto.
O time paulista atravessa um momento turbulento, está colado no Z4, e Ricardo Gomes pode até ser demitido em caso de mais uma derrota.
Para o duelo com o Flu, o técnico decidiu manter o meia Michel Bastos de fora até do banco de reservas. Além de Hudson, o lateral Carlinhos, bicampeão brasileiro nas Laranjeiras, também desfalca o São Paulo, já que está com uma lesão muscular.
Do lado de cá, apenas Pierre, com um corte profundo na canela, era dúvida. Mas o volante treinou normalmente no novíssimo CT do Fluminense e deverá estar em campo pelo Fluminense, que, sem jogadores suspensos, deverá ter a mesma escalação do Fla-Flu.
Contra o São Paulo, espera-se que o time não cometa tantos erros individuais como no clássico de quinta, nem que concentre o jogo tanto pelo meio.
Os laterais Wellington Silva e William Matheus têm sabidamente limitações, mas também vêm sofrendo com a falta de aproximação dos jogadores do setor de meio de campo.
No Fla-Flu, o atacante Wellington foi visto muitas vezes partindo sozinho para dentro, sem que o time pensasse o jogo.
Se colocar a bola no chão e começar a organizar a saída desde a defesa, o Fluminense deixa Mesquita mais perto do objetivo de terminar o Brasileiro no G6.
O São Paulo está nas cordas, e o Flu não pode se valer disso para baixar a guarda.
À lona.
***
Leia também as colunas e opiniões deste colunista no Blog Terno e Gravatinha, há dez anos no ar, atualizado sempre após as partidas do Fluminense. http://www.blogternoegravatinha.com/